As soluções interativas de realidade virtual têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador interagindo num ambiente que não é real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, nomeadamente nos aspetos tecnológicos, psicológicos e sociais. Referente ao nível tecnológico, temos de ter em atenção ao funcionamento dos periféricos que proporcionarão a experiência interactiva do utilizador. Também e de considerar a qualidade gráfica do ambiente virtual e o realismo, partes importantes da interactividade, pois dão um grande contributo para a imersão do utilizador na realidade virtual. O som envolvido no ambiente é mais um contributo para essa experiência e é mais um aspecto a ter em consideração. Em termos da psicologia, é de referir a intensidade das várias sensações que o utilizador pode pressentir durante o período de tempo em que o utilizador está imerso na realidade virtual em que trabalha/desfruta. Relativamente à questão social, a questão ética do problema é o que se d...
O QUE É REALIDADE VIRTUAL? A Realidade Virtual (RV) é um ambiente — gerado por meio de um computador — com cenas e objetos que parecem reais, fazendo com que os usuários se sintam imersos nessa realidade. Esse ambiente é percebido através de um óculos ou capacete de Realidade Virtual. A RV nos permite mergulhar em videogames como se fôssemos os próprios personagens, aprender a fazer cirurgias cardíacas ou aprender a melhorar a qualidade de um treinamento esportivo para maximizar o desempenho. Embora isso possa parecer extremamente futurista, essa tecnologia não é tão recente como se pensa. Muitos consideram que um dos primeiros dispositivos de Realidade Virtual foi a Sensorama, uma máquina com assento embutido que reproduzia filmes em 3D, exalava cheiros e gerava vibrações para tornar a experiência o mais real possível. A invenção remonta meados dos anos 50. A partir daí, nos anos seguintes, o desenvolvimento tecnológico e de s...
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